Aprenda a identificar golpes no telefone

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 Se você recebe uma chamada do departamento de segurança do banco: o que fazer? Como responder?

No ano passado, esses invasores roubaram quase 1,4 bilhão de rublos. de contas russas. Em 96% dos casos, os golpistas usam a técnica de engenharia social: com a ajuda de manipulação profissional, enganam uma pessoa e a forçam a transferir fundos para sua conta bancária.

“Olá! Você está recebendo uma ligação do departamento de segurança do banco.”

Se você receber uma ligação do serviço de segurança de um banco comercial e pedir o número do seu cartão, provavelmente são golpistas. Um funcionário de banco de verdade nunca pedirá essas informações. Se você receber uma ligação de 8 (800) ou 8 (495) , você será chamado pelo nome e patronímico – isso não é necessariamente um funcionário do banco real. Os invasores usam habilmente a insegurança dos protocolos de telefonia da rede, como resultado, uma pessoa, vendo números familiares, assume que está ligando de um banco.

O que os golpistas estão dizendo?

Descobrimos uma transação estranha. Você precisa bloquear seu cartão bancário agora.

O que isto significa?

Consegui fazer login no sistema bancário online com o nome do titular do cartão usando o número do celular, agora preciso descobrir o código para acessar a conta pessoal do usuário. Para detectar as ações de intrusos, os bancos modernos utilizam diferentes métodos baseados na análise da dinâmica dos valores nas contas de liquidação dos clientes. O mais duvidoso para os funcionários do banco são as operações de transferência de dinheiro para detalhes completamente novos. 

Na verdade, um especialista do banco só precisa receber a recusa de um cliente para confirmar a transação, após o que o cartão será bloqueado. Atenção: Se você recebeu uma ligação do serviço de segurança do banco e solicitou um código, trata-se de um intruso. O que fazer? Interesse em qual cartão a operação duvidosa está sendo realizada. Um verdadeiro especialista em bancos, ao contrário de um fraudador,

“Para não perder seu dinheiro, você precisa bloquear seu cartão”

Eles ligam para você e oferecem para bloquear o cartão. Você concorda e chega um SMS confirmando, por assim dizer, o bloqueio de um cartão bancário.

O que isto significa?

Os cidadãos mais duvidosos não ligarão tão facilmente para o código recebido do SMS. Os fraudadores entendem isso e transferem para um sistema IVR – gravando mensagens de voz com texto pré-gravado. Isso é seguido por uma solicitação para discar o código no modo de tom após o bipe. A vítima acredita que essa entrada de código no telefone é mais segura.

O que eles dizem à vítima?

Diga o código SMS e depois disso a conta será bloqueada.

O que isto significa?

Preciso de um código de acesso para entrar em sua conta pessoal. O banco nunca pede uma senha enviada via sms. Pelo contrário, mesmo no texto de sms eles avisam – não conte a ninguém.

O que fazer?

Se você já falou o código, encerre a chamada e bloqueie o cartão.

“Ajude a identificar o golpista”

Um funcionário do departamento de segurança do banco liga para a vítima, que avisa: seu cartão está bloqueado, o dinheiro está seguro, agora você só precisa identificar um funcionário do banco sem escrúpulos que teve acesso aos fundos e tentou roubá-los. A chamada é imediatamente transferida para um agente de segurança.

O que eles dizem à vítima?

Conseguimos impedir uma tentativa de roubar seu dinheiro.

O que isto significa?

Penetramos na sua conta pessoal para transferir fundos da sua conta. Na realidade, o banco sempre conduz uma investigação interna de forma independente, sem recorrer à ajuda do cliente.

O que fazer?

Redefina a chamada.

“Oferecemos a transferência de fundos para uma conta de seguro”

É também uma chamada falsa do departamento de segurança do banco. Nesse caso, a vítima é informada do saldo exato do saldo do cartão bancário e explica: sua conta corrente está bloqueada, mas os fundos podem ser transferidos para uma conta de seguro já aberta ou serão perdidos. E eles pedem que você forneça uma senha de sms. Além disso, há suspeitas de que um funcionário do banco sem escrúpulos vá roubar o dinheiro. Ele detectará a transação e chamará, eventualmente descobrirá a si mesmo. O problema é que os golpistas são capazes de interceptar chamadas do banco e transferi-las para si mesmos. A vítima não se comunica com um funcionário do banco, mas com um fraudador.

O que eles dizem à vítima?

A vítima recebe uma ligação do banco e é solicitada a confirmar a transferência de fundos. Não diga nada, vamos identificar o golpista e pegá-lo.

O que isto significa?

Um rascunho de tradução já foi criado em sua conta. Se os funcionários do banco descobrirem isso, não poderei roubar o dinheiro. Juntamente com a conta, o cartão também será bloqueado e, como resultado, será necessário inserir um novo login e senha. O banco vai querer saber se os detalhes do cartão bancário foram fornecidos a alguém, se assim for, eles produzirão um novo.

O que fazer?

Não transfira fundos para nenhuma conta de seguro. Existe um comando USSD que executa o redirecionamento: **21*+7XXXXXXXXXX#. A partir daí, todas as chamadas são transferidas para o número de golpistas. O banco nunca se oferece para inserir este comando.

“Se você não transferir fundos, eles vão impor uma multa”

Este é um novo esquema em que o golpista intimida a vítima com uma multa de 50 por cento do saldo da balança. A razão é explicada pelo fato de que todos os fundos do banco estão incluídos em circulação e, portanto, não podem ser congelados. Portanto, eles devem ser transferidos para outra conta corrente. A vítima é solicitada a transferir dinheiro para os detalhes da “conta de seguro” ou o fraudador solicita uma senha de confirmação e debita independentemente os fundos da conta do cliente que acreditou nele. A conta “seguro” (drop) é registrada para um terceiro. Este é um cartão de débito, cujo proprietário é frequentemente listado como o primeiro a chegar. Assim que os fundos do cliente são creditados nesta conta, eles são sacados.

O que eles dizem à vítima?

Nomeie a senha de sms, caso contrário você perderá 50% do valor.

O que isto significa?

A senha me permitirá limpar sua conta.

O que fazer?

Não ouça, não diga a senha, não transfira dinheiro. Todos os detalhes do seu plano tarifário estão indicados nos termos do contrato.

PORTANTO, TENHA MUITA ATENÇÃO. Leia mais aqui.

 

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